Opinião.15 Abr 2016

Facebook Canvas

No passado mês de Fevereiro o Facebook lançou o seu novo formato de publicidade, o Canvas.

Com a crescente utilização dos dispositivos móveis para aceder à web, torna-se cada vez mais importante ser inovador na forma de comunicar e foi a pensar nisso que o Facebook decidiu colocar ao dispor das marcas uma forma criativa e dinâmica de comunicarem com os potenciais clientes.

O anunciante cria a campanha na sua conta de Facebook e os anúncios são disponibilizados no feed de notícias dos utilizadores. A marca consegue na mesma campanha apresentar diferentes tipos de conteúdo, conjugando texto, vídeo, imagens estáticas, botões "call to action". A história é contada ao utilizador de forma mais interativa e envolvente.

O utilizador pode, sem sair do Facebook, interagir com o anúncio, percorrendo-o na horizontal ou vertical, deslizando por um slideshow de imagens, fazendo zoom para ver com maior detalhe, ou até movimentando o dispositivo para visualizar imagens panorâmicas.

Trata-se de uma experiência em full screen que vai ao encontro da tendência de sites em ecrã cheio e da preferência que os utilizadores das redes sociais têm pelo conteúdo de vídeo e imagem.
O que também não ficou esquecido foi a necessidade do tempo de carregamento do anúncio ser reduzido, neste campo a página oficial da plataforma informa que "a funcionalidade usará a mesma tecnologia de carregamento de fotos e vídeos no Facebook, que possibilita que os conteúdos sejam até 10 vezes mais rápidos que na versão web dos dispositivos móveis.".

Em Portugal A TAP foi a primeira marca a utilizar o novo formato, à qual já se seguiram marcas como Continente, Strada, El Corte Inglês.

O Canvas é exclusivo para mobile, e neste momento já se encontra a funcionar em pleno no Facebook em Android e iOS.

Vera Libânio