Opinião.14 Jun 2010

Do Estar para o Aparecer...

Com a crescente evolução tecnológica, surgem novos desafios para as empresas. "Estar" deixará de ser suficiente, e "Aparecer" irá tornar-se obrigatório.

Há não muito tempo assistimos ao lançamento do iPhone e do iPad, e assistimos ao crescente desenvolvimento de aplicações para este tipo de dispositivos. Só a App Store (Loja de aplicações) da Apple, conta com 225000 aplicações e cerca de 5 mil milhões de downloads desde que está disponível. Esta foi uma primeira revolução.

Assiste-se neste momento a uma nova revolução no mundo da Internet. Depois da evolução ao nível gráfico e aplicacional que a Internet está a sofrer com a introdução do HTML5, CSS3 e IPv.6, iremos em breve ter a oportunidade de assistir a mais uma revolução , a criação da GoogleTV. E este é apenas mais um dos projectos que pretende levar até à sua Sala de Estar todas as vantagens da Internet.

Com estes desenvolvimentos abriram-se novas oportunidades mas também novos desafios. Oportunidades porque existem cada vez mais pessoas Online em tempo real. Desafios porque quem não for encontrado será como se não existisse. Com a crescente massificação de produtos que disponibilizam este serviço, a Internet e respectivos conteúdos estarão acessíveis de forma mais simples e a uma velocidade quase instantânea virtualmente em qualquer lugar. Manter os seus negócios e a sua vida actualizada em tempo real será um processo cada vez mais comum, que passará do ecrã do computador para a palma da sua mão e, em breve, para o ecrã a tela do seu televisor. Mas manter-se actualizado não será suficiente. É necessário dar o próximo passo. Destacar-se!

Tomando consciência da crescente importância que a Internet tem e cada vez mais terá nas nossas vidas, torna-se imperativo ganhar destaque neste mundo. Neste momento já não é suficiente estar na Internet, é imprescindível "aparecer". "Aparecer" sempre que alguém pesquisa algo. Isto porque as pessoas nem sempre recorrem a empresas que conhecem.

Ricardo Lage