Opinião.15 Nov 2010

Display VS Search

São vários os suportes que permitem publicitar uma marca, desde a televisão à internet, passando pela rádio, imprensa e publicidade exterior.
Quase todos estes suportes colocam ao dispor do anunciante várias formas de se publicitar. Se por um lado a rádio é um suporte pouco rico neste campo, colocando apenas a possibilidade de anúncios de som, por outro lado a internet apresenta um vasto leque de opções.

Duas dessas opções são o Display e o Search.
Por Display entenda-se os anúncios gráficos de vários formatos, como por exemplo um mrec, publicados em websites cujo o conteúdo interessa a determinado tipo de utilizadores que o anunciante tem como público-alvo da sua campanha.
Estes anúncios são óptimos para promover a marca, aumentar notoriedade, criar share of voice mas menos eficazes na criação de respostas efectivas. O anúncio pode estar direccionado para o público-alvo de determinado website mas naquele momento o utilizador pode estar apenas a navegar pelo website ou a recolher informação e não à procura do produto ou serviço que está a ser anunciado.
Há quem defenda que os resultados a longo prazo deste tipo de publicidade têm vindo a melhorar. O utilizador quando é alvo do anúncio não interage com este mas posteriormente toma uma acção por se lembrar do mesmo.

Quando o objectivo da campanha é conseguir a concretização directa do negócio o Search mostra-se uma opção mais acertada. Anúncios contextualizados que aparecem ao utilizador na altura certa, à hora certa. Este procura determinado produto ou serviço e as campanhas de que é alvo são sobre o que procura ajudando-o na sua pesquisa e não o fazendo perder tempo. Este tipo de anúncios tem uma taxa de conversão bastante elevada e, quando comparado com o Display, é melhor a conseguir uma acção directa do utilizador, mas não serve quando o objectivo é a promoção da marca.

Serão estas duas formas de comunicar indissociáveis e opções distintas tomadas uma em detrimento da outra? Não serão elas complementares e mais eficazes quando utilizadas em simultâneo?
A resposta a esta pergunta é a combinação do Display e do Search no mesmo plano de comunicação, levando a sua utilização em simultâneo a um aumento das vendas totais.

Vera Libânio