Pesquisa para o Google Search

Opinião.22 Dez 2011

Dicas de Pesquisa para o Google Search

É indissociável a utilização dos serviços da Google de uma normal e vulgar utilização da Web. Pesquisar por um determinado tema ou conceito, aceder à nossa caixa de correio eletrónico, partilhar documentos com os nossos colegas ou perspetivar a nossa casa a partir de um satélite artificial são tudo ações que a Google sustenta e pelas quais é bem-sucedida. Todo o sucesso dos serviços pertencentes à companhia teve como primeiro responsável o Google Search. O Motor de pesquisa da Google continua a ser hoje o mais utilizado pelos internautas e a maior parte de nós passa por essa experiência diariamente encontrando muitas das vezes o que queremos em poucos segundos.
Mas de que maneira podemos tornar as nossas pesquisas ainda mais eficientes?

Para utilizadores que necessitam de pesquisar na web de uma forma restrita, existem métodos que permitem filtrar adequadamente os resultados indo ao encontro das suas pretensões. Eis alguns dos procedimentos mais úteis e interessantes recomendados pela Google: por exemplo, se necessitar de pesquisar páginas que contêm uma certa frase deve utilizar aspas (ex: pesquisar ["Gonçalo Tavares"] irá retornar páginas não relacionadas com o escritor [Gonçalo M. Tavares]).

Para pesquisar informação exclusiva de um determinado website deve-se colocar o website em questão seguido do símbolo de dois pontos mais o que procuramos (ex. [www.onesmallstep.pt: blog "dicas de pesquisa para o google search"]).

Caso pretenda excluir um termo da sua pesquisa que é geralmente associado às palavras que inseriu na caixa de texto, o sinal de menos (-) resolve o problema, sendo que as palavras com hífenes estão salvaguardadas. (ex: ao pesquisar [lennon] no Google a maior parte dos resultados retornados serão relacionados com o músico John Lennon. Mas se necessita de procurar outras pessoas com apelido "Lennon" tente [-john lennon]).
Em situações de pesquisa nas quais se necessita de preencher um espaço em branco é recorrente a utilização de asteriscos. (ex: descubra o adversário do seu clube para amanhã: [benfica joga amanhã frente ao *]).

Existem também tipos de informação que nos podem ser devolvidos diretamente pelo motor de busca além de websites, tais como mapas, meteorologia, informações sobre voos e resultados de operações numéricas.
Para consultar a meteorologia da sua localidade, escreva "meteorologia", seguida da localidade, cidade ou código postal. Se quiser consultar os dados de mercado atual de uma determinada empresa ou fundo, escreva o símbolo do título na caixa de pesquisa e nos resultados clique no link para consultar mais dados do Google Finance.

A pesquisa do Google poderá também servir de calculadora. O procedimento é simples, basta inserir na pesquisa a operação que pretendemos resolver.
Pode também utilizar o motor de busca para converter unidades de medida diferentes relativas a altura, peso, distância, entre outras. Basta introduzir a conversão pretendida.
Ex: ([5000 metros em km] irá retornar «5 km»). O mesmo se aplica para conversões monetárias.

A nível de linguagem existem também funções de grande utilidade. Se pretende pesquisar não só páginas contendo um determinado termo mas também os respetivos sinónimos, coloque um til (~) imediatamente antes do termo de pesquisa. Para consultar a definição de uma palavra ou frase, escreva a palavra "definir", seguida por um espaço, e depois a palavra ou palavras que pretende definir. Se precisa de consultar uma lista de definições diferentes de várias fontes on-line, pode escrever "definir:", seguido por uma palavra ou frase.

Além de todas estas funcionalidades a Google tem vindo a dar nas vistas pelas brincadeiras que possibilita aos utilizadores no seu motor de pesquisa. Por exemplo, ao pesquisarmos [let it snow], de repente começará a "nevar" na página do Google. Além deste existem dezenas de outros truques que além de divertidos servem de ferramentas de marketing para a própria Google. Para ver a página do Google a girar sobre si própria pesquise [do a barrel roll]. Já se quer ver a página inclinada, insira [Tilt]. Mais exagerado é ver a página de pesquisas do Google a desmoronar-se.

É incrível poder aceder a tanta quantidade de informação e através dos mais variados procedimentos partindo de uma página tão simples como a de pesquisa da Google, composta apenas por uma caixa de input de texto, um botão e o logótipo da empresa. Contudo, para quem acede à página de pesquisa regularmente esta também se torna uma fonte de cultura ao longo dos tempos através dos seus "Doodles". Com eles a empresa tenta adaptar o seu logótipo em prol de efemérides, acontecimentos ou homenagens associadas ao dia em questão. Para ver todos os "Doodles" lançados até à data visite a galeria de Doodles do Google.

Pode obter mais informação sobre dicas de pesquisa no Google Search clicando nos seguintes links:

·Funcionalidades
·Funções de pesquisa
·Operadores e outros

Boas pesquisas e Boas Festas!

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Tony Oliveira