Opinião. 3 Mar 2016

Dê nova vida ao seu velho Smartphone

Numa altura em que se fala tanto de segurança sabia que há, também, cada vez mais opções para se proteger? Ou pelo menos para manter as suas coisas debaixo de olho?

Muitos de nós teremos, por esta altura, experimentado os telemóveis inteligentes da atualidade. Telemóveis esses que evoluem a grande velocidade e que fazem com que muitas vezes se guardem smartphones que já não usamos.

A pensar nesses aparelhos que estão, em certa medida, obsoletos, muitas empresas têm-se debruçado sobre o desenvolvimento de aplicações que lhes ofereçam uma nova vida.

Um exemplo do que falo, e com o qual me deparei recentemente, são as aplicações que permitem tornar aquele smartphone que está parado lá em casa numa câmara de segurança.

Para tal, basta instalar uma aplicação, por exemplo a "IP Webcam", no telefone antigo que já não usamos e, através de um browser no computador, tablet ou telemóvel, introduzir na barra de endereços o IP e o porto do telefone antigo. Cada aplicação poderá exigir configurações diferentes, mas o resultado final pode ser bastante satisfatório.

Poderemos obter assim um serviço de vigilância, por exemplo de nossa casa, que estará sempre connosco, para aqueles dias que se passam fora.

Existem no mercado aplicações gratuitas e pagas, tanto para Android como para iOS.

Ricardo Lage