Opinião.13 Mar 2014

Compras Coletivas Online

O fenómeno das compras coletivas online tem aumentado de ano para ano. Os sites de compras coletivas oferecem uma vasta gama de produtos e serviços disponibilizando-os com descontos bastante apelativos ao consumidor. Os comerciantes/empresas podem ver os seus produtos publicitados e apesar de descerem os preços, podem lucrar com o aumento do volume de vendas. Uma das estratégias destes sites passa por disponibilizar as ofertas apenas se existir um determinado numero mínimo de compradores, ou para uma determinada data ou período de tempo.

Alguns destes sites são por exemplo o Groupon, Goodlife, LetsBonus ou a MyGon.

Um dos sites que mais me chamou a atenção é de uma empresa Portuguesa, MyGon. A Mygon foi uma das startupsvencedoras da segunda edição do GSI Accelerators Start-up Challenge. Esta é uma competição de planos de negócios coordenada pela Leadership Business Consulting apoiada pelo Banco Espírito Santo e pela Fundação Luso-Americana. A Mygon tem neste momento mais de 25 mil utilizadores e milhares de ofertas de produtos e serviços por todo o país.

Para pesquisar ofertas é possível consultar o site em www.mygon.com ou utilizar a aplicação móvel. Tanto o site como a aplicação são extremamente intuitivos e fáceis de utilizar. A Mygon permite pesquisar por categorias de produto, distrito da localização da oferta, data e hora para usufruir da mesma, e também ordená-las por exemplo pelo maior desconto ou pela localização mais próxima. Ao contrário de grande parte destes sites de compras em grupo, as ofertas são apresentadas em tempo real, podendo ser usufruídas de imediato. O processo de compra é igualmente simples, basta selecionar a oferta, indicar os dados de contacto e reservar gratuitamente, sendo o pagamento efetuado apenas no momento de usufruir da oferta.

Hugo Bernardino