Opinião.19 Jan 2010

CMS sim ou não?

Um CMS (Content Management System), ou gestor de conteúdos, é uma ferramenta que permite a gestão dos conteúdos de um website e, em alguns casos, a gestão da sua estrutura.

Existem diversos CMS no mundo da Internet criados para facilitar o processo de manutenção de um website, levando a que o que antes era contratado a uma empresa possa agora ser feito por qualquer pessoa que, mesmo com poucos conhecimentos informáticos ou do universo Web, se torna capaz de manter um website actualizado.

Com tantos CMS à disposição é necessário escolher um que se adapte às necessidades de cada pessoa. Existem soluções fechadas (pagas) e soluções opensource (livres). Embora muito utilizados no mundo Web, cada um tem as suas limitações, por exemplo ao nível do design, da segurança, dos serviços que disponibilizam ou da optimização para motores de busca (SEO).

Por outro lado, cada pessoa pode ter um CMS feito à medida das suas necessidades, o que muitas vezes demonstra ser uma opção mais acertada, pois permite uma gestão igualmente eficiente dos conteúdos, um design mais cuidado e o SEO funcional, tudo isto sem correr riscos de segurança desnecessários.

Pode-se sempre optar por um website sem gestão de conteúdos. Um plano de manutenção que permite actualizar o site conforme as necessidades de cada um, sem ter que suportar o custo de desenvolvimento do CMS ou da sua adaptação.

Em suma, antes de se optar por qualquer uma das soluções apresentadas, deve-se efectuar um levantamento de quais as necessidades do website, como por exemplo a frequência com que será actualizado, quantas pessoas farão a sua manutenção, se as suas páginas serão optimizadas para motores de busca e quanto se está disposto a investir.

Ricardo Lage