Cloud Computing

Opinião. 6 Set 2012

Cloud Computing

O Cloud Computing, ou "Computação na Nuvem", do ponto de vista do utilizador doméstico, não é mais do que a possibilidade de aceder a dados guardados remotamente em servidores, bastando para isso estabelecer uma ligação à internet.

Podemos guardar na "nuvem" as nossas músicas, fotos e vídeos favoritos, ou mesmo documentos de trabalho e aceder aos mesmos em qualquer momento, sem necessidade de instalar qualquer aplicação. Para isso basta ter uma ligação à internet, um computador, smartphone ou tablet. Grande parte dos serviços disponíveis na "nuvem" são compatíveis com os principais sistemas operativos: Windows, MacOs, Linux, IOS, Android, Windows Phone e Blackberry.

Estes serviços começam normalmente com um espaço de armazenamento algo reduzido, no entanto, este pode ser facilmente aumentado se cumprirmos determinados objetivos, como por exemplo, o registo inicial, convites a outros utilizadores, entre outros, dependendo do serviço escolhido (Dropbox, SkyDrive, etc.).

A sua forma de utilização é bastante simples, diferindo pouco entre os vários serviços. O primeiro passo é instalar uma aplicação no seu dispositivo. Concluída a instalação é criada automaticamente uma pasta de partilha, podendo depois o utilizador organizar várias subpastas, dentro da mesma. Para colocar quaisquer dados na "nuvem" basta arrastar o(s) ficheiro(s) para dentro da pasta. Esta alteração é sincronizada automaticamente entre os diversos dispositivos.

A partir desse momento o ficheiro está na" nuvem" e pode acede-lo em qualquer altura ou local. Para tal basta fazer login no site do fabricante, ou através da aplicação e terá à sua disposição a gestão de todos os seus ficheiros.

É possível gerir permissões, partilhar ficheiros e pastas entre utilizadores do mesmo serviço, ou fornecer um link público se pretendermos partilhar dados com um utilizador que não utilize o mesmo serviço, ou mesmo nenhum.

De seguida referem-se três serviços que podem ser utilizados de forma gratuita:

Dropbox
www.dropbox.com
Espaço Inicial:2 GB
Espaço máximo gratuito:18 GB
Principais Características:

  • Não tem limite para o tamanho do ficheiro que pode carregar

SugarSync
www.sugarsync.com
Espaço Inicial:32 GB
Espaço máximo gratuito:18 GB
Principais Características:

  • Não tem limite para o tamanho do ficheiro que pode carregar
  • Permite partilhar ficheiros com password
  • Permite priorizar a informação, isto é, permite definir que pastas serão mostradas em cada dispositivo

SkyDrive
www.skydrive.live.com
Espaço Inicial:7 GB
Espaço máximo gratuito:25GB
Principais Características:

  • Permite trabalhar em Word, Excel e Power Point
  • Permite partilhar qualquer pasta do seu computador

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Hugo Bernardino