Opinião. 7 Nov 2014

City Marketing

As cidades também são marcas e por isso, tal como as outras, pretendem conquistar um lugar especial na mente dos seus públicos-alvo.
Para que uma cidade aumente a sua atratividade é necessário que exista diferenciação, pois cidades existem muitas e com ofertas semelhantes em termos de território, educação, ambiente?
É no processo de criação dessa diferenciação que entra o city marketing com um papel fundamental na conceção, gestão e promoção das cidades junto dos seus públicos-alvo com o objetivo de as promover dentro e fora do seu país, satisfazer os moradores, atrair o turismo, conquistar novos investimentos e assim aumentar o desenvolvimento local.

É claro que, a estratégia de marketing de uma cidade não pode ser abordada da mesma forma que a de uma empresa. Uma cidade não consegue controlar todas as suas variáveis internas, como por exemplo o perfil dos cidadãos ou dos investidores, pelo contrário, carrega em si a sua história, os seus antepassados, o seu povo, a sua cultura e tem de agradar ao seu público interno e envolvê-lo no processo de desenvolvimento e promoção local junto do seu público externo.

A preocupação com esta temática tem vindo a crescer e a necessidade das cidades terem uma identidade bem definida, clara e distinta de forma a assegurar a sua promoção e valorização enquanto marca, é algo que tem sido alvo da atenção dos agentes políticos das mesmas.

Um bom exemplo disso é a cidade de Amesterdão, que conseguiu posicionar a marca "I AMsterdam" como uma das melhores cidades para fazer negócios e para viver, ultrapassando o estereótipo da cidade das drogas.

Para que isto seja possível é necessário que todos os moradores, trabalhadores, empresas, agentes culturais e líderes de opinião, falem da mesma história e promovam a cidade ao mundo com uma só identidade.

Lisboa tem vindo a trabalhar nesse sentido e, segundo o artigo "A marca construída pelos Lisboetas", presente no site Imagens de Marca , tem procurado envolver os lisboetas no desenvolvimento da cidade enquanto uma marca mais forte.

Vera Libânio