Reactions

Opinião.11 Dez 2015

Chegaram as Reactions mas sem "Dislike"

Muitas foram as solicitações para que existisse no Facebook, por contraste com o botão "Like", um botão "Dislike".

Por vezes queríamos mostrar que estávamos solidários com a tristeza de alguém mas colocar "Like" num post que falava de uma perda parecia um pouco despropositado.

Mark Zuckerberg prometeu pensar no assunto mas frisou sempre que a solução não passaria por um botão "Dislike", pois poderia ser visto como algo negativo, mas por disponibilizar aos utilizadores outras formas de mostrarem os seus sentimentos perante uma publicação.

Surgiram então as Reactions. Agora ao manter o rato em cima do botão de gosto (em desktop) ou ao clicar continuamente neste (em tablets e smartphones) aparecerão, como extensão do botão "Like", novas formas de expressar os seus sentimentos perante determinada publicação.

É possível adorar, rir, sentir alegria, surpresa, tristeza ou enraivecer-se com algo que é publicado em perfis, páginas, grupos e anúncios.

Sempre que alguém reage a uma publicação é enviada uma notificação a quem publicou o post, ou seja, funciona como o "Like" e um post passa a ter a informação do número de pessoas que reagiram com "Gosto", "Adoro", "Haha", "Yay", "Uau", "Tristeza" e "Ira".

Esta nova funcionalidade começou por ser testada em Espanha e na Irlanda, estando, desde Novembro, a ser gradualmente disponibilizada aos utilizadores portugueses.

Esta é uma novidade que satisfaz não só os utilizadores, que podem assim mostrar o que realmente sentem por uma publicação, mas é algo que também agrada bastante aos anunciantes que obtêm um feedback mais real sobre o que os seus clientes sentem em relação aos anúncios e podem melhorar a sua comunicação no Facebook.

Ao que parece as Reactions vão crescer pois existem utilizadores que já podem mostrar-se confusos com algo. O botão "Confusão" aparece algumas vezes como substituto do "Yay" e no caso de outros utilizadores é mais uma Reaction passando estas a serem 7 em vez das 6 disponibilizadas inicialmente.

Vera Libânio