Opinião. 9 Jan 2014

CES 2014 - O Que Há de Novo no Mundo Tecnológico

Arrancou no passado dia 7 de janeiro em Las Vegas a edição de 2014 da International Consumer Electronics Show (CES). Muitos produtos já foram apresentados e muitos outros estão por apresentar, ou por anunciar. Contudo o protagonismo até agora pertence à área dos televisores, ecrãs e tecnologia wearable.

Para quem gosta de ver filmes e assistir a programas de televisão em ecrãs bastante grandes a apresentação da Samsung Ultra HD 4k TV de 110 polegadas e da Vizio Ultra HD TV de 120 polegadas são uma ótima notícia. Superam em 4 vezes o que hoje entendemos como alta definição (HD) e as duas juntas cobrem alguns metros quadrados. Também foram apresentados os primeiros notebooks com iguais níveis de resolução (4K). Exemplo disso são o Tecra W50 e Satellite P50t da Toshiba, bem como o Toughpad 4K da Panasonic.

Não só a resolução e qualidade de imagem têm estado em destaque. A integração de serviços web tem atraído muita atenção igualmente. As Smart TVs vão-se tornando cada vez mais populares e os seus serviços de TV via internet, como o Netflix, nos Estados Unidos já ultrapassaram os canais por cabo em número de assinantes. A própria LG anunciou uma parceria com a Netflix cujo intuito visa impulsionar a integração de tecnologias web em televisores: a ideia é facilitar a comunicação (HTML) entre as TVs e outros dispositivos como tablets ou smartphones. A Panasonic não fica atrás da LG já que a Mozilla anunciou que o seu sistema operativo Firefox estará presente numa nova linha de produtos que a marca japonesa irá lançar. Essa nova gama de produtos irá incluir Smart TVs, computadores desktop e tablets.

A tecnologia wearable, chamada "tecnologia de vestir" também possui um grande destaque na CES 2014. Se é verdade que os óculos da Google (Google Glass) surgem inevitavelmente como referência neste tipo de tecnologia, outros artefactos também ganharam notoriedade, sobretudo os fitness trackers: a Nike promoveu o Nike+ FuelBand SE, um fitness tracker que reproduz música, realiza chamadas e recebe mensagens, enquanto que a LG apresentou os auscultadores Heart Rate Earphones que conseguem medir o ritmo cardíaco para poder posteriormente enviar essa informação para aplicações de fitness. Já os smartwatches vão-se tornando mais elegantes e com baterias mais duradouras como se pode comprovar pelos novos Samsung Galaxy Gear. Devido ao sucesso imeditato que foi o dos smartwatches, estima-se que este tipo de relógios alcance uma grande quota no mercado das tecnologias num futuro próximo. Ainda no campo das tecnologias de levar ao corpo a Panasonic apresentou a HX-A100, uma câmara de filmar que poderá ser um pouco difícil de "vestir" pois são necessários alguns acessórios complementares para a fixar ao corpo. Contudo grava com resolução 4K e possui um ótimo estabilizador de imagem.

No ramo automóvel a Toyota anunciou o FCV, um carro movido a energia elétrica proveniente da combustão de hidrogénio que apenas liberta para o ambiente vapor de água. A empresa planeia começar a vender o modelo em 2015 por um preço que pode ir dos 50.000 até aos 100.000 dólares. Também a Honda e a Hyundai pretendem entrar no mercado dos carros movidos a hidrogénio, tendo por área inicial de venda o estado da Califórnia onde serão construídas as primeiras estações de abastecimento de hidrogénio para este tipo de veículos.

Apesar de muitos destes produtos apresentados ainda não terem um preço fixo associado, é sem dúvida interessante presenciar estes avanços na tecnologia. Mesmo sem saber se teremos disponibilidade financeira para adquirir uma destas novas maravilhas da tecnologia. Igualmente interessante é tentar adivinhar quais destes dispositivos serão bem-sucedidos e quem sabe fazer parte do nosso dia-a-dia.

A CES 2014 é das maiores exposições internacionais de tecnologia e decorre até amanhã 10 de janeiro em Las Vegas.

http://www.cesweb.org/

Tony Oliveira