Opinião. 1 Abr 2016

Certificados SSL

Os certificados SSL(Secure Sockets Layer) são ficheiros que contêm uma chave criptográfica e permitem comunicações seguras e criptografadas entre um website e o utilizador. A informação enviada torna-se ilegível e só o servidor consegue descodificar, permitindo assim que todos os dados enviados sejam totalmente confidenciais e fiquem protegidos de possíveis ataques de ladrões de entidade e dos hackers. Um certificado SSL fornece também autenticação, ou seja o utilizador tem a certeza de que está a enviar os dados para o servidor certo e não para um servidor criminoso.
Os certificados SSL são totalmente seguros se forem emitidos pelas Autoridades Certificadoras (ACs), sendo fornecedores totalmente confiáveis.

Os certificados SSL são instalados no servidor web, onde o website se encontra alojado para que seja possível iniciar sessões seguras com os navegadores. Quando devidamente instalado o servidor ativa automaticamente o ícone "lock" e o protocolo https, permitindo ligações seguras a partir do servidor para o utilizador. O tráfego web também se torna seguro quando a conexão segura é estabelecida.

A existência de um certificado SSL num website é fácil de verificar pela presença do protocolo https, do ícone "lock" ou de uma barra verde, visíveis quando se acede ao site. Também é possível ver os detalhes do respetivo certificado clicando no ícone "lock".

Quais as vantagens dos certificados SSL:

  • SEO: a Google melhora o posicionamento dos websites que utilizam o protocolo https;
  • Credibilidade: o visitante facilmente consegue identificar que o website é legítimo;
  • Comodidade: o utilizador fornece os dados de forma segura e com tranquilidade;
  • Criptografia avançada: aconselha-se a utilização de um sistema de criptografia de 256Bits, que garante que os dados não são descodificados por terceiros por ser uma chave mais extensa.
  • Existe uma variedade de certificados que se adequam a cada tipo de site.

Estes certificados normalmente são utilizados em websites que exigem aos seus utilizadores dados confidenciais, como por exemplo, senhas, detalhes de cartões de crédito, entre outros. Um website que possua um certificado SSL permite a transferência de dados entre o servidor do website e o browser de uma forma encriptada, garantindo uma total segurança contra o cruzamento de dados confidenciais por terceiros, permitindo que seja um website totalmente seguro e protegido.

Célia Pereira