Caneta de Impressão 3D - LIX

Opinião.19 Jun 2014

Caneta de Impressão 3D - LIX

Muito se fala em impressão 3D. Até já fizemos um post sobre algumas das capacidades deste tipo de impressão e da forma como esta está a mudar a nossa forma de produzir objetos ou até mesmo partes do corpo, contribuindo deste modo para o progresso científico. Aqui fica um vídeo - What Is 3D Printing and How Does It Work?, partilhado pela Mashable, que explica de forma resumida o que é a impressão 3D.

Quando pesquisamos "impressão 3D portátil", o mais provável é aparecerem-nos exemplos de impressoras mas a verdade é que já existem canetas de impressão 3D. Sim, já é possível escrever ou desenhar no ar.
A LIX é, de momento, a caneta mais pequena e leve e portanto a mais recente concorrente no setor de impressão 3D.

Ao contrário de outros dispositivos, esta caneta não necessita de qualquer programa para funcionar e pode inclusivamente ser carregada a partir de uma porta USB.

Este projeto foi lançado no dia 29 de abril através do website Kickstarter, uma das maiores plataformas de crowdfunding para projetos criativos, e em menos de duas horas passou a meta de £30.000 a que se tinham proposto como objetivo. No final de um mês arrecadaram £731,690.

Quais as potencialidades da LIX?
A LIX permite criar acessórios, peças de decoração, artesanato, protótipos ou qualquer outra forma de desenho através de plástico. É uma ferramenta ideal, por exemplo, para estilistas, arquitetos ou designers.
O funcionamento é bastante simples, depois de conectar o cabo de alimentação e de inserir o filamento de plástico na extremidade superior da caneta, é só esperar e em menos de um minuto a caneta está pronta a ser usada.

Ela derrete e arrefece os filamentos de plástico por forma a criar rapidamente linhas sólidas e rígidas. Podem ser usados dois tipos de filamentos: ABS e PLA. O primeiro possui maior força, flexibilidade, maleabilidade e maior resistência à temperatura. Ponto de fusão a 180°C e funciona a 230°C.
O segundo tem uma ampla gama de cores e níveis de transparência. Tem menos força e flexibilidade e é também sensível à humidade. Ponto de fusão a 160°C e funciona a 180°C.
A LIX possui dois botões, perto do bico, que permitem ao utilizador controlar a saída do plástico derretido e a espessura da linha traçada.
O único senão poderá ser a habilidade de cada utilizador. Este terá de ter capacidade de mover a caneta de forma firme mesmo em movimentos lentos e essa tarefa pode tornar-se um pouco frustrante.

Já se pode encomendar a LIX mas a empresa ainda está a desenvolver o produto final e só conta começar a sua produção lá para agosto/setembro e a sua distribuição lá para meados de setembro/outubro deste ano.

Para mais informações sobre a LIX
LIX website
Vídeo de apresentação da LIX

Imagens
© LIX

Catarina Acúrcio