Opinião.21 Dez 2012

Bookmarklets

Bookmarklet é o nome que se dá a pequenas funções/porções de código javascript escritas para poderem ser executadas em qualquer página web, na maioria dos casos com fins específicos que visam melhorar a acessibilidade ou produtividade do utilizador. O termo foi criado em meados da década de 90 por Steve Kangas, na altura recém-licenciado em matemática e resulta da junção das palavras "bookmark" e "applet", qualquer coisa como "marcador" e "pequeno aplicativo".

O bookmarklet é guardado como um URL pelo browser na barra de marcadores (ou favoritos no caso do Internet Explorer) e quando clicado, ao invés de redirecionar o utilizador para outra página, aplica uma função ou um conjunto de funções à atual.

Por exemplo um bookmarklet de acessibilidade para pessoas daltónicas (http://daltonize.appspot.com/) irá alterar as cores da página de modo a que a informação se torne mais percetível para o utilizador que tem uma perturbação do género. Já numa apresentação gráfica de um site poderá eventualmente ser útil ao orador realçar certas áreas da página que pretende mostrar (http://markup.io/).

Embora os browsers possuam cada vez mais extensões e funcionalidades integradas que melhoram a experiência de navegação sem ser necessário o recurso a bookmarklets, (exemplo disso é a ferramenta de ampliação do browser), não deixa de ser curioso que vários programadores continuem a criar bookmarklets que são alvo de procura. Não obstante à evolução das novas tecnologias, irão continuar a existir situações em que para determinada pessoa, grupo ou empresa é uma mais valia poder facilmente executar uma função específica e personalizada.

Além de poderem ser úteis em determinados contextos os bookmarklets também são utilizados para fins de marketing. Em 2011 a marca de chocolates M&M's lançou para fins de promoção o aplicativo "M&M?s Space Heroes", que ao estilo do jogo "Space Invaders" dá a possibilidade ao utilizador de controlar uma pequena nave espacial, e disparar em direção dos elementos do site amealhando pontos.

Há também exemplos de cariz mais peculiar: o bookmarklet Kitteniffy transforma todas as imagens de uma página em imagens de gatinhos.

Como exemplo decidi criar um simples bookmarklet relacionado com as presentes festividades. Para o executar arraste este link para a sua barra de marcadores e depois clique no marcador adicionado.

Bom Natal!

Tony Oliveira