Opinião.14 Ago 2013

Bitcoins

Na sequência do meu último post referente aos meios de pagamento online esta semana mantenho-me no tema não para dar a conhecer meios de pagamento mas uma moeda, a moeda virtual Bitcoin.

Bitcoin é, até hoje, uma moeda virtual sem um banco central ou entidade de controlo baseado no sistema peer to peer. As Bitcoins podem ser compradas em lojas online especializadas ou gerando as próprias Bitcoins.

As Bitcoins são geradas através de computador que processa informação matemática e contribui para o sistema Bitcoin. Consoante a quantidade de informação processada o utilizador pode ganhar uma determinada quantidade de bitcoins. Este processo é denominado "minar", e o resultado depende de processamento do computador utilizado, nomeadamente da placa gráfica. Processar informação na quantidade mínima para receber Bitcoins é um processo lento, e exige uma máquina de elevado desempenho. Em alternativa é possível "minar" em pools, isto é, um grupo de utilizadores "minam" todos ao mesmo tempo e no final dividem os ganhos.

As Bitcoins podem ser armazenadas numa carteira virtual, trocada por dinheiro real em sites especializados, fazer compras online, ou podem ser transferidas para a conta de outro utilizador.

Para melhor conhecer a Bitcoin: http://bitcoin.org/en/

Hugo Bernardino