Opinião.24 Jan 2011

Back links a qualquer custo?

Os especialistas de SEO perceberam desde cedo a importância dos back links para o aumento do pagerank e para a melhoria da posição de um website na pesquisa orgânica dos motores de pesquisa.
Back links são links para um website, podendo estes ser internos ou externos. Existem os links construídos pelo webmaster de um website, linkando de uma página do website para outra do mesmo e os links presentes em outros websites.

A pergunta que se impõe é: valerá a pena fazer de tudo para a obtenção do maior número de links para o website? Justificarão os fins, os meios utilizados para lá chegar?

Alguns webmasters, preocupados com a obtenção rápida de resultados entram em esquemas de compra ou troca de links, links esses duvidosos e muitas vezes sem qualquer relação com o website. No início pode existir uma melhoria do pagerank e da posição nos motores de pesquisa mas é algo que irá durar pouco tempo e o risco de penalização por parte do Google é muito elevado.

Os motores de pesquisa pretendem dar ao utilizador uma experiência optimizada nas suas pesquisas, mostrando nos primeiros resultados de pesquisa o conteúdo mais relevante para os termos utilizados, e por isso estão sempre atentos a tentativas de contornar as regras melhorando os seus algoritmos na detecção dessas estratégias maliciosas.

Uma estratégia eficaz de back links passa por uma boa base de links para um website, links baseados na qualidade e na relevância. Os back links devem ser links em websites, blogs, fóruns em que o conteúdo esteja relacionado com o website para o qual o link direcciona. A melhor forma de conseguir links de relevância é construindo conteúdo de qualidade e único.
O que interessa a um website não é a quantidade mas sim a qualidade dos links que para ele direccionam.
Os resultados não serão imediatos mas serão mais eficazes e duradouros.

Vera Libânio