Opinião. 5 Ago 2016

AngularJS

AngularJS é uma framework Javascript open-source, mantida pela Google, que auxilia a execução de single-page applications.

Há quem diga que o Angular é o que o HTML poderia ter vindo a ser se na altura fosse desenvolvido para a criação de web apps. Sendo o HTML a linguagem ideal para a criação de documentos estáticos, o programador ao desenvolver uma web app tem de perguntar a ele próprio "O que é que eu tenho de fazer para levar o browser a fazer aquilo que eu quero?".

É aqui que a AngularJS vem inovar, pois adapta o HTML tradicional para uma melhor experiência com conteúdo dinâmico, com ligação direta e bidirecional dos dados (two-way data-binding) que permite a sincronização automática de models e views. Permitindo estender o uso da sintaxe HTML para podermos usar os nossos componentes, models e views, de uma forma clara e sucinta.

O Angular segue o padrão MVC ao usar dependency injection e com isso traz serviços designados do lado do servidor, como controllers para os componentes visuais, para o lado do cliente. Assim reduzimos radicalmente o peso do backend, tornando as aplicações mais leves.

Links uteis:
Website AngularJS

Tiago Pereira