Opinião.30 Out 2015

Agile Project Management

Agile é uma filosofia que usa modelos organizacionais com base em pessoas, colaboração e valores compartilhados com o objetivo de promover entregas iterativas e incrementais, resposta rápida e flexível às alterações e comunicação aberta entre as equipas e os stakeholders.

Os princípios Agile têm origem nas empresas de TI, mas estão a ser adoptados cada vez mais por outras áreas.

A metodologia Agile obriga a uma mudança de paradigma na abordagem aos projetos de desenvolvimento de, por exemplo, software. A abordagem tradicional passa por fechar rapidamente o âmbito do projeto, elaborar o planeamento do projeto e definir os entregáveis do final do projeto. A abordagem Agile, por outro lado, mantém o âmbito do projeto aberto o máximo de tempo possível e o planeamento foca-se em tarefas de curta duração que desenvolvam funcionalidades que possam ser mostradas ao cliente.

Na abordagem tradicional, no fim de 50% do tempo teremos 50% do projeto desenvolvido, mas nada está ainda funcional, uma vez que o objetivo é ter um entregável final que satisfaça as necessidades do cliente. Na abordagem Agile, em qualquer momento do projeto haverá funcionalidades prontas a serem testadas pelo cliente; e os testes podem dar origem a novos pedidos ou a alterações, que são facilmente acomodadas porque o planeamento é feito funcionalidade a funcionalidade, o que por sua vez permite alterações de âmbito sem lançar todo o projeto num absoluto caos.

Outra característica da metodologia Agile é o constante envolvimento do cliente durante todo o projeto. Mais uma vez este envolvimento é possível através da constante disponibilização de funcionalidades. Mas o principal objetivo é manter o cliente ligado ao projeto, integrando as equipas de desenvolvimento e assumindo compromissos. Este envolvimento obriga a um forte investimento na comunicação e a uma total transparência no retorno dado ao cliente sobre o andamento do projeto. A comunicação durante o projeto é mais importante do que a negociação do projeto em si.

Para concluir esta (muito) breve apresentação da metodologia Agile aqui ficam os princípios fundamentais da metodologia:

  • A prioridade é, desde as primeiras etapas do projeto, satisfazer o cliente através da entrega rápida e contínua de software com valor.
  • Aceitar alterações de requisitos, mesmo numa fase tardia do ciclo de desenvolvimento. Os processos ágeis potenciam a mudança em benefício da vantagem competitiva do cliente.
  • Fornecer frequentemente software funcional. Os períodos de entrega devem ser de poucas semanas a poucos meses, dando preferência a períodos mais curtos.
  • O cliente e a equipa de desenvolvimento devem trabalhar juntos, diariamente, durante o decorrer do projeto.
  • Desenvolver projetos com base em indivíduos motivados, dando-lhes o ambiente e o apoio de que necessitam, confiando que irão cumprir os objetivos.
  • O método mais eficiente e eficaz de passar informação para e dentro de uma equipa de desenvolvimento é através de conversa pessoal e direta.
  • A principal medida de progresso é a entrega de software funcional.
  • Os processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Os promotores, a equipa e os utilizadores deverão ser capazes de manter, indefinidamente, um ritmo constante.
  • A atenção permanente à excelência técnica e a um bom desenho da solução aumentam a agilidade.
  • Simplicidade - a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não é feito - é essencial.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e desenhos surgem de equipas auto-organizadas.
  • A equipa reflete regularmente sobre o modo de se tornar mais eficaz, fazendo os ajustes e adaptações necessárias.
Fernando Pina