Opinião.18 Fev 2016

Agile Development Teams

A equipa de desenvolvimento de um projeto é muitas vezes um fator determinante no sucesso desse mesmo projeto. Para a equipa funcionar bem é necessário que os vários elementos saibam comunicar, saibam partilhar ideias, saibam criticar e ser criticados sem que isso dê origem a conflitos internos; saibam perceber que a melhor forma de alcançar o sucesso individual é através do sucesso coletivo.

Henty Ford disse um dia "Coming together is a beginning, keeping together is progress, and working together is success." que numa tradução mais ou menos livre significa que a pessoas juntarem-se é um começo, continuarem juntas é um progresso e trabalharem juntas é o sucesso. E é exatamente isto que se pretende de uma equipa de desenvolvimento. Que os seus elementos trabalhem juntos.

Para o sucesso da equipa também contribui a sua liderança. A liderança deve ser adaptativa, deve ler a equipa e avaliar os seus níveis de competência, de conhecimento e de compromisso e agir de acordo com esses mesmos níveis. Uma equipa com pouco conhecimento da área de negócio ou com pouca experiência precisa de uma liderança que passe conhecimento, que indique o caminho; já uma equipa experiente e com elevado conhecimento precisa de uma liderança que dê liberdade à equipa de definir o seu próprio caminho. Se a liderança não for o que a equipa precisa o seu rendimento sairá prejudicado, a motivação será menor e o sucesso do projeto será colocado em causa.

Independentemente do tipo de liderança as equipas devem ter a capacidade de se auto-organizarem. Os elementos das equipas de desenvolvimento devem querer ter responsabilidades, devem querer poder tomar decisões. Mas isto exige da liderança que haja capacidade para delegar essas mesmas responsabilidades, que saiba manter a equipa informada sobre o projeto e sobre a empresa, que tenha objetivos bem definidos e que os saiba comunicar e transformar em objetivos de cada um dos elementos da equipa, que no final saiba apontar responsabilidades e reconhecer o mérito e o desempenho dos elementos da equipa.

Uma equipa formada por elementos com uma forte cultura de compromisso e de empenho no sucesso coletivo, onde haja confiança entre os vários elementos e entre a equipa e a liderança e onde a liderança tenha o talento de saber perceber e adaptar-se às necessidades da equipa será uma equipa com um elevado rendimento que tornará muito mais fácil o sucesso de cada projeto desenvolvido.

Fernando Pina