Opinião.23 Jan 2014

Aestheticode - Um código visual estético

Aestheticode é um sistema de codificação visual, semelhante ao código de barras e ao QR code, que se distingue por não estar limitado por um formato estabelecido. Ao apontar uma camera para um código QR é possível descodificar a sua mensagem e ser direccionado para um site. O mesmo acontece com um Aestheticode, porém com um elemento estético adicional.

Este novo tipo de código pode ser incluído numa ilustração de forma a ser visualmente apelativo, utilizando a topologia da imagem para codificar informação. Desenhando um certo número de regiões que contenham um certo número de "manchas" possibilita que as suas formas não influenciem a descodificação.

Serve como exemplo de utilização destes códigos um restaurante londrino que aplicou padrões nos seus pratos que ao serem fotografados por um smartphone mostram ao cliente a receita respetiva à refeição servida. São inúmeras as possibilidades desta nova tecnologia, desde mobiliário interativo a peças de vestuário que contam uma história.

Um dos problemas destes códigos é a sua identificação. Com os tradicionais códigos QR o utilizador sabe onde apontar o seu telemóvel, já com os Aestheticodes, como estão escondidos numa superfície, pode não se perceber que são interativos. Esta limitação torna a tarefa de sugerir a interatividade ao utilizador de forma subtil um desafio para designers e programadores.

A maneira como interagimos com o que nos rodeia está sempre a sofrer alterações e os Aestheticodes são mais um pequeno passo nessa evolução.

Links de interesse:

Bruno Gouveia