Opinião.22 Mar 2012

A nova Fan Page do Facebook

A partir de 30 de março todas as páginas de fãs do Facebook vão passar para o formato timeline. Por enquanto as empresas ainda podem continuar com o formato antigo ou então começar já a testar a nova interface.

A nova timeline iniciou-se nos perfis e desde o seu aparecimento gerou alguma polémica. Muitos foram os utilizadores que expressaram o seu desagrado no que diz respeito ao design e à funcionalidade desta nova interface.
No dia 29 de fevereiro esta ficou também disponível para as páginas de Fãs e os seus administradores parecem dividir-se entre as suas vantagens e desvantagens.

A primeira impressão é de estranheza, pelas empresas terem páginas iguais aos perfis, e depois de desagrado, pelo desaparecimento das landing tabs.
As landing tabs eram até agora o grande trunfo das empresas para chamar a atenção do utilizador e levá-lo a fazer Gosto na página. Elas permitiam decidir para onde queríamos levar o utilizador, personalizar a mensagem de boas vindas e aliciá-lo a gostar da página, fosse porque a mensagem era mais direcionada, ou porque lhe era dado algo em troca (mais informação, descontos, ebooks...)

Apesar desta primeira impressão menos boa as vantagens da timeline têm de ser reconhecidas:

  • Capa - esta será a nova imagem de entrada. Uma área de maiores dimensões que permite dar destaque a algo importante para a empresa, com um design personalizado reforçando assim a imagem corporativa. É necessário cumprir algumas regras e o Facebook avisa que este espaço não é para fins comerciais ou publicitários. Não é permitido incitar o utilizador a adquirir bens ou serviços, nem a gostar da página. A capa deve ser usada de forma criativa para atrair a atenção do utilizador para algo que seja importante e relevante e que o leve a fazer Gosto de forma espontânea.

  • Separadores Personalizados - as diferentes áreas e aplicações utilizadas pelas empresas, que antes ficavam em lista do lado esquerdo da página, agora encontram-se logo em baixo da Capa e com um maior destaque. É também possível personalizar as imagens das aplicações que usamos deixando para trás os ícones das próprias aplicações que nada têm a ver com o grafismo da empresa.

Esta nova funcionalidade, juntamente com a Capa, permite aplicar a identidade visual da empresa ao layout do Facebook, algo que antes não era possível. Esta passa a ser mais uma forma de chamar a atenção dos utilizadores que facilmente encontram o que lhes interessa e fazem uma analogia com a restante comunicação da empresa.

Neste espaço apenas são destacadas 4 áreas/aplicações, para que o utilizador possa visualizar as restantes terá de clicar na seta presente ao lado destas.
O administrador pode escolher quais as aplicações que pretende destacar e a ordem em que se apresentam, com exceção para a área Fotos que é sempre a primeira.

  • Destacar Publicações - se publicarmos algo que precisa de chamar mais a atenção do utilizador poderemos destacá-lo de duas formas: clicando na estrela que se encontra no canto superior direito da publicação sendo esta ampliada para a largura total da página, ganhando assim um grande destaque, ou clicando no lápis que se encontra ao lado da estrela e, nas opções de publicação selecionar "marcar no topo" para que a publicação se mantenha no topo da timeline mas no seu formato original.
    As empresas podem agora decidir quais as publicações mais importantes mantendo assim publicações mais antigas no topo das publicações.

  • Enviar Mensagens - muitas foram as queixas dos utilizadores por não conseguirem enviar mensagens para as empresas. O Facebook ouviu os pedidos e agora é possível uma comunicação mais próxima e direta. Os utilizadores já podem enviar mensagens privadas para as marcas desde que as mesmas tenham esta funcionalidade ativa nas suas páginas.

  • Novo Painel de Administração - o administrador da página tem a vida mais facilitada, o painel de administração está mais organizado e objetivo. Na parte superior da página é possível visualizar de imediato um resumo com as atividades mais recentes (publicações, gostos e partilhas) e as mensagens privadas. Para visualizar os números na sua totalidade basta clicar em "ver todas".

O Facebook evoluiu com o intuito de facilitar a partilha de informação e o contacto entre utilizadores e empresas. A timeline passa a ser uma realidade para ambos e por isso o melhor é tirar o máximo partido dela.

A One Small Step já aderiu!

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Vera Libânio