Opinião.17 Mai 2012

A minha Wikipedia

Silk é uma aplicação online que procura tirar partido das novas capacidades de semântica da web 3.0, permitindo reunir e apresentar informação recolhida na internet, em documentos ou noutros suportes, na mesma página. O objetivo é deixar os utilizadores escolherem a informação que lhes interessa, da imensa oferta disponível hoje em dia e apresentá-la de modo a que faça sentido para eles.

Podemos assim construir e consultar um website Silk, disponibilizando grandes volumes de informação, numa única página.

O primeiro passo para criar o nosso website Silk é definir o domínio, tal como num website convencional. Depois basta começar a povoá-lo com informação das fontes que selecionamos, quer seja de terceiros ou produzida especificamente para o efeito. Em seguida adicionamos tags a cada página, para as identificar, e estabelecemos as ligações que entendemos necessárias com as restantes páginas do nosso website. Também podemos adicionar tabelas, gráficos, mapas ou imagens...

A fase inicial envolve um maior esforço porque é necessário reunir a informação e organizá-la de forma a que faça sentido, mas depois de inserida podemos começar a convidar outros utilizadores para adicionarem novos dados, ou apenas completarem os existentes, tornando o espaço numa plataforma de colaboração. Quanto mais utilizadores convidarmos maior se torna o website e mais completa a informação.

Um website Silk acaba por ser semelhante a uma wikipedia pessoal, reunindo conteúdos de diversas fontes e diferentes utilizadores podendo por isso crescer através do esforço consertado de vários intervenientes. À semelhança de outros websites estes também podem estar interligados, criando comunidades à volta de um assunto ou tema.

Apesar de ouvirmos falar cada vez mais nas capacidades de semântica da web 3.0 a verdade é que ainda são pouco visíveis. O potencial está lá e esta é mais uma forma de o explorar...

www.silkapp.com

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Jorge Mendes