Opinião.15 Mar 2010

A Importância do Plano de Marketing

Nos dias que correm o consumidor está cada vez mais informado e exigente. Já não é um simples espectador do que as empresas têm e querem dizer mas interage e relaciona-se com as marcas, sendo quem direcciona as acções das empresas.

As principais fontes de informação já não são os mass media e as marcas mais conhecidas não são as que estão nos topos das prateleiras ou em horário nobre na tv. Hoje em dia os consumidores utilizam outros meios de comunicação e o que é dito sobre as empresas e as marcas já não está sob o controlo total das mesmas.
O consumidor não se coibe de dizer aquilo que pensa nos meios que tem ao seu dispor como por exemplo blogs, redes sociais, fóruns, etc. Não só os consumidores estão mais exigentes, como assistimos a uma mudança constante dos produtos e serviços e a uma crescente concorrência.

Para sobreviver no mercado actual é essencial que qualquer empresa, grande, média ou pequena, tenha uma estratégia bem definida para fazer face ao ambiente cada vez mais competitivo e é necessário definir objectivos e tácticas realistas. É neste âmbito que o Marketing, e principalmente a elaboração de um plano de marketing, é fulcral em qualquer empresa, independentemente do tipo ou tamanho, tendo as empresas apenas que adequar as técnicas aos recursos disponíveis.

É preciso conhecer o mercado, a empresa, os produtos/serviços e principalmente o Cliente, e é preciso ter mecanismos de controlo e planos de contigência para quando algo foge ao planeado. Tudo isto permite uma satisfação simultânea das necessidades do Cliente e da própria empresa.

Uma estratégia bem definida aliada a uma táctica eficaz leva ao alcançar dos objectivos e ao sucesso. No caso da One Small Step o plano de Marketing assume redobrada importância uma vez que a empresa pretende fazer de 2010 um ano de crescimento e de expansão do seu negócio e da sua base de Clientes.

Vera Libânio