Opinião. 8 Nov 2010

A importância da Cor

A cor é parte fundamental de qualquer plano comunicacional.
O que vemos e as escolhas que fazemos diariamente são em parte influenciadas pela disposição cromática do que nos envolve, e é por isso que a importância das cores não é meramente representativa mas determinante em quase tudo o que fazemos.

A forma como as cores são interpretadas por diferentes pessoas, grupos ou culturas e como se podem combinar para criar ambientes e sensações são infinitas. O estudo de combinações, o significado das cores e a própria ciência da teoria da cor, são alguns dos factores que devem estar presentes na vida de um designer.
O esquema de cores ajuda a projectar a posição, mensagem e valores de uma empresa. Se esse uso não for o adequado a mensagem pretendida vai ser provavelmente mal interpretada, enfatizando algo que não se quer destacar.

Em projectos de web design o resultado final, dito de sucesso, está directamente relacionado com a escolha e combinação das cores. O planeamento cromático deve apresentar um resultado coerente face ao restante marketing e publicidade. Assim sendo, a maioria das empresas escolhe um esquema de cores que usa constantemente no seu material publicitário, beneficiando do sentimento de familiaridade. Mesmo os Clientes que entram pela 1ª vez no website relacionam determinados aspectos gráficos de forma intuitiva desde que seja utilizada a palete de cores corporativas.

Certamente que já lhe aconteceu reconhecer uma determinada marca pela sua cor ou um certo logótipo pelo seu conjunto de cores.
Quando isto acontece o mundo das cores deixa de ser tão subjectivo como se pensa inicialmente. É possível controlar as expectativas das pessoas face a uma empresa, pelo simples facto de se uniformizar os elementos cromáticos determinantes na imagem corporativa, seja em websites, revistas, folhetos ou mesmo em catálogos.

...e como falamos de cores apresento aqui uma pequena referência/guia para o significado das cores. Isto não representa qualquer regra uniformizada em termos culturais, mas ajuda a ter uma pequena ideia do que está geralmente associado a cada cor.

Vermelho - Paixão, Amor, Raiva, Prosperidade
Laranja - Energia, Felicidade, Vitalidade, Mudança
Amarelo - Felicidade, Esperança, Alegria, Madrugada
Verde - Crescimento, Abundância, Natureza, Harmonia
Azul - Calma, Responsabilidade, Tradição, Confiança
Púrpura - Criatividade, Realeza, Riqueza, Romance, Luxo
Preto - Mistério, Elegância, Poder, Moderno
Cinzento - Melancolia, Conservador, Formal, Profissional
Branco - Pureza, Limpeza, Virtude, Inocência
Castanho - Natureza, Confiança, Segurança, Terra
Bege - Conservador, Neutralidade, Flexibilidade
Marfim - Calma, Elegância, Pureza

Catarina Acúrcio