10º Aniversário

Notícias. 7 Jul 2015

10 anos

10 anos... Tantas histórias, tantas memórias, tantas pessoas que já se cruzaram no nosso caminho.

Histórias e memórias primeiro vividas a dois: criar a empresa, escolher o nome, escolher o local para o escritório, formalizar a criação da empresa. Histórias e memórias de como tudo isto começou. Histórias e memórias dos primeiros passos da One Small Step.

Depois vieram os primeiros projetos, as primeiras dúvidas, as primeiras decisões. Fazemos isto? Fazemos aquilo? E se fizéssemos assim? E se corre mal? Ter o poder de tomar decisões e de decidir o caminho de uma empresa é muito bom. Faz-nos sentir donos do nosso destino mas também dá muitas dores de cabeça e por vezes faz-nos sentir pequenos e sozinhos.

Pior do que decidir mal é não decidir e nós tomámos as nossas decisões. Foram sempre acertadas? Não, não foram. Houve projetos que gostávamos de ter feito e que não fizemos porque na altura não tomámos as melhores decisões; mas na altura também não sabíamos o mesmo que sabemos agora. Mas dos projetos que não quisemos fazer nunca nos arrependemos; e alguns dariam umas belas histórias! Assim como também não nos arrependemos dos projetos que fizemos. Alguns deram dores de cabeça e momentos de stress, mas todos foram levados a bom porto, todos nos permitiram aprender e evoluir.

Mas voltemos às pessoas. É verdade que uma Empresa se relaciona com outras Empresas. Mas todas as Empresas têm caras, caras das pessoas que as representam. Muitas dessas caras nunca chegámos verdadeiramente a conhecer. Mas outras, pela duração dos projetos ou porque voltaram com novos projetos, tivemos oportunidade de conhecer. Os estados de espírito, os sucessos, os problemas. A forma como preparam um pedido adicional, a forma como reagem às nossas palavras, como disfarçam o seu desapontamento ou a sua alegria. Porque são pessoas que estão a representar Empresas. São sempre pessoas, tal como nós.

No entanto, aquelas que conhecemos melhor são sem dúvida os nossos colegas. Pessoas que começámos a conhecer nas entrevistas de seleção e em quem reconhecemos valor e potencial. Pessoas que pudemos conhecer muito melhor a partir do momento em que começaram a trabalhar na One Small Step, contribuindo também elas para as histórias e para as memórias. E é gratificante ver os nossos colegas crescer, não apenas profissionalmente, mas principalmente enquanto pessoas. As decisões que tomam, os caminhos que escolhem para as suas vidas. Sair de casa dos pais, trocar de casa, trocar de carro, constituir a sua própria família, começar a pensar em filhos, ter filhos...Tudo passos dados enquanto colaboradores da One Small Step e, gostamos nós de pensar, de certa forma ancorados na estabilidade assegurada pela One Small Step. Claro que se pensarmos de uma forma racional chegamos rapidamente à conclusão que se não fosse a One Small Step era outra Empresa, porque eles têm valor. Mas não nos apetece ser racional, apetece-nos pensar que a nossa One Small Step que faz agora 10 anos contribuiu para esses passos nas vidas destas pessoas. Pessoas com histórias e com memórias onde esperamos que a One Small Step possa sempre ser recordada como uma boa etapa nas suas vidas e nas suas carreiras, como uma Empresa onde valeu a pena trabalhar e onde puderam crescer e evoluir.

10 anos... Onde estaremos daqui a 10 anos? Como estará a One Small Step daqui a 10 anos? Sem dúvida que com mais histórias, com mais memórias e com mais pessoas que entretanto se cruzaram no nosso caminho. Um caminho, tal como até aqui, feito de pequenos passos, um de cada vez, todos juntos. Quem sabe até onde poderemos chegar.

Estamos de parabéns!